Incêndios florestais em Los Angeles forçam evacuação de 30 mil pessoas e causam destruição |
Dia da Alegria - - Sidônio Cassol
-
- Sidônio Cassol - Professor, com pós-graduações em Psicopedagogia e Pesquisa e Ciência da Educação. Parapsicólogo pelo Instituto de Parapsicologia e Ciências Mentais de Joinville. Palestrante motivacional, comunicador de Rádio e escritor. Membro da Associação Internacional de Lions Clubes. Reside em Joinville, é casado, pai de três filhos e avô de 4 netos.
Anualmente em 8 de julho se comemora o Dia Mundial da Alegria. Sentimento que promove bem-estar, belo semblante, sorrisos e risadas com muita descontração. Espalhar alegria por onde passamos é uma boa forma de celebrarmos esta data. Mostremos, pois, a nossa felicidade ao festejarmos este dia, para que a mesma se perpetue pelo ano todo.
O Dia Mundial da Alegria foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2012, por uma iniciativa de Butão, um pequeno país asiático que se orgulha de possuir uma das populações "mais alegres e felizes do mundo".
Refletindo um pouco mais as nossas ideias, podemos afirmar então, que a alegria e a felicidade andam juntas, pois a alegria é um transbordamento da felicidade, estando em geral ligada a um fato ou ação positiva. Sem dúvida, uma das mais belas emoções do ser humano. Estado de ânimo produzido por um episódio favorável e que se manifesta por meio de sorrisos, sensação de contentamento e bem-estar pessoal. A palavra alegria tem origem do latim alicer ou alecris, que significa "vivo, animado". Vamos aprofundar o nosso "Refletindo Ideias" a partir dos momentos felizes e animados que sentimos: O interior de nosso ser se torna mais belo quando sorrimos para a vida.
O sorriso revela a beleza interior de cada um de nós, seres maravilhosos criados por Deus. Desvenda o cerne de nossa alma, como a natureza que expõe ao mundo o que tem de mais puro e belo pela vivência da alegria e da felicidade. Assim somos nós na essência da mais plena profundeza de nossa índole. Quando estamos alegres, estamos felizes. A felicidade é inata como nosso sorriso e como deve ser o nosso caráter.
Ao nos alegrarmos, sorrimos e mostramos a grandeza de nossa felicidade, de nosso entusiasmo e alento pela vida, tornando o nosso eu envolvido com a nossa amplitude revelada naquele momento aos demais que convivem com nossa alegria. A ventura do viver do ser humano está intimamente ligada à maneira como nos comportamos e compartilhamos nossas ligações interiores com o mundo exterior.
Butaneses - uma das populações "mais alegres e felizes do mundo"
Devemos ser coparticipantes da vivência diária do convívio da humanidade. O sorriso estampa em nosso semblante o bom humor e torna a convivência sustentada com harmonia na beleza dos ambientes. A alegria do riso é a demonstração da beleza que o nosso coração está acometido naquele momento, fruto de um acontecimento de jovialidade que nos satisfez. Os motivos do provável e hilariante acontecimento são confessos de que nossa mente está próspera e ativa. O sorriso vem associado à cortesia, à atenção, à amorosidade, ao acalento do coração com a demonstração do riso verdadeiro.
Somos um ser de alegria e felicidade!
Ao nos alegrarmos, fruto de um belo acontecimento, vindo do coração, de uma grande emoção ou de uma vitória interior, nós sorrimos e estimulamos o nosso cérebro, liberando endorfina e serotonina - substâncias responsáveis pela sensação de prazer, felicidade, bom humor e otimismo, melhorando o funcionamento do nosso corpo físico, mental e espiritual. A alegria combate a tristeza, os desalentos, a depressão e o estresse.
Ela é um dos remédios mais eficazes para que possamos ser felizes e transbordarmos todo o nosso contentamento para os ambientes que frequentamos. Portanto, vamos tornar o nosso ser, um ser de alegria, abraçarmos o mundo com toda a nossa civilidade e investirmos mais em energias emocionais positivas para o bem de nossa mente.
Neste momento, pare um pouco e relaxe:
Busque dentro de você a sua felicidade mostrando ao mundo o quanto vale sorrirmos de alegria. Você ficará encantado com a beleza reveladora que um belo e encantador sorriso proporcionará para a sua vida. Busque, neste momento, um sorriso de felicidade dentro de você e seu semblante reluzirá alegria, pois a nossa exultação é uma música que encanta e canta, ressoando e desencadeando sorrisos entre as pessoas que estão próximas de nós.
Faça isto neste momento, tenha a certeza que lhe fará um bem enorme. Caro leitor: Quando você estiver triste, busque na sua mente um pensamento ou lembrança gostosa que já lhe fez muito bem e você verá o sorriso alegre que vai nascer em seus lábios.
Encerramos com um pensamento de William Shakespeare,
"A ALEGRIA EVITA MIL MALES E PROLONGA A VIDA. "
Um abraço
Sidônio
Deixe seu comentário